Domingo, 07 de junho de 2020 Nossa história

Conselheiras tutelares são empossadas para mandato de quatro anos em Jacobina do Piauí

Data de Publicação: 10/01/2020

Eleitos em outubro do ano passado, através do voto popular, para  atuarem na luta pela defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente no quadriênio 2020 a 2023, os novos conselheiros tutelares de Jacobina do Piauí, foram empossados na manhã desta sexta-feira, 10.

A solenidade de posse dos cinco conselheiros  eleitos e seus respectivos suplentes aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes-CMDCA, com apoio da Prefeitura, através da  Secretaria de Assistência Social.

O Conselho Tutelar é um órgão público não-jurisdicional, permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, desempenhando funções administrativas.

O presidente do CMDCA, Paulo Henrique Araújo,  abriu a solenidade.  Ele parabenizou a todos,  frisou sobre o sucesso de todo o Processo Unificado de Escolha para Conselho Tutelar e  ressaltou sobre a  importância  da  missão que os mesmos assumem a frente do órgão.

A secretária de Assistência Social, Rejane Sousa, desejou sucesso ao novos conselheiros na função. “Após um processo de escolha tranquilo,  hoje  vocês são empossados. Tenham força, coragem e determinação,  e peço que despenhem suas  funções com o coração,  pois  assim  farão história. Haverá dias difíceis, situações que os deixaram perplexos, mas acreditem em seus  potenciais e  procurem superar os  desafios, buscando assim defender  e zelar pelas nossas criança e adolescentes. Parabéns a todos  e sucesso nessa jornada”, disse.

O prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD,  inicialmente parabenizou o CMDCA pelo  processo de escolha, ocorrido de forma imparcial e transparente.  O gestor  ainda agradeceu aos ex-conselheiros tutelares  pelo trabalho realizado durante o mandato em que muito contribuíram com a gestão.

GD ainda parabenizou os novos conselheiros e pediu que assumam uma missão e não um trabalho. “O Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes. E para que isso de fato aconteça é preciso um trabalho em parceria com as famílias e com o poder público e judiciário, então  meu pedido é que vocês assumam  essa função como uma missão, e não como um emprego. Serão grandes os desafios, mas vão a luta e contem com  a nosso gestão na busca pelas solução dos problemas que surgirem”, finalizou.

A palavra foi franqueada aos novos conselheiros que fizeram seus agradecimentos e considerações. A conselheira  Jascirene Sousa, agradeceu o trabalho dos ex-conselheiros tutelares, e falou sobre da responsabilidade da função. “Os conselheiros são pessoas escolhidos para zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que estão ameaçados ou que são violados. Mas é importante destacar  que é dever de todos zelar  por esse público alvo que estejam em situação de risco,  por isso,  contamos com o apoio de todos para conseguirmos cumprir esse papel com maestria”, disse.

Também se pronunciaram, o vice-prefeito, Vanderlei Carvalho, o coordenador do CRAS, Valdete Sousa, os vereadores Edilene Rodrigues, Erivan  Carvalho, Francisco Charles, Elis Campos, Francivan de Carvalho,  e os secretários  de Agricultura, Chico Abreu e de Educação,  Gilmar Carvalho. Ambos parabenizaram e desejaram sorte aos conselheiros.

Após os discursos, houve o juramento dos conselheiros tutelares, em seguida a diplomação, e por fim, o presidente do CMDCA, empossou os novos profissionais que assumiram  o compromisso de promover a proteção integral das crianças  e adolescentes.

Foram  empossados os conselheiros titulares Catiana de Sousa Silva,  Jascirene de Jesus Sousa, Patricia de Alencar Melo,  Daniela de Carvalho Campos, Lucilvía de  Carvalho Silva. E os suplentes,  Graziela de Carvalho Abreu,  Josiane de Sousa Silva, Aurélio Rodrigues Andrade, Ronivon Amorin Rodrigues e Cleia Ferreira de Andrade  Oliveira.

Diversas autoridades municipais, dentre gestores,  vereadores e secretários participaram do evento, além de familiares e amigos  dos empossados e a população em geral.

Veja fotos: