Quinta-Feira, 13 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Em Teresina, prefeito GD participa de reunião com deputados para discutir a crise nos municípios

Cerca de 200 prefeitos dos municípios piauienses participaram de  uma audiência pública realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã desta segunda- feira, 23, em Teresina .

A Audiência pública foi realizada  para discutir alternativas e solicitar apoio da bancada federal para enfrentar a crise econômica nas cidades piauienses. Entre as pautas, o encontro abordou a adoção de medidas emergenciais para o auxílio e melhoria da gestão pública nos municípios.

Dentre os prefeitos participantes, estava o prefeito de Jacobina do Piauí, Gerdelânio Rodrigues, o GD, que assim como demais gestores, busca soluções e melhorias para o município. “Os recursos recebidos pelo município são insuficientes para custear todas as obrigações, e com a queda dos repasses, fica inviável para nos gestores  cumprir com todas as demandas, diante dessa situação estamos em busca de  soluções para essa crise que assola a cidades piauiense, e o pacto federativo, com melhor  distribuição de recursos, é uma das alternativas”, afirmou GD.

Prefeito de Jacobina, GD (camisa preta).

A iniciativa faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Durante a audiência, foram discutidas ações e soluções para amenizar o problema da crise financeira que os gestores enfrentam nos municípios. Para enfrentar a crise financeira, os prefeitos,  apresentaram aos deputados no encontro  três reivindicações, sendo elas,  socorro financeiro da união no valor de R$ 4 bilhões reais, parcelamentos das precatórias com maior prazo e o pacto federativo com melhor distribuição de recursos entre a união e estados e munícipios.

A audiência contou com a participação de quatro deputados federais, e além de Marcelo Castro,  estiveram presentes Assis Carvalho, Paes Landim e Júlio Cesar. No entanto, os gestores aguardavam a presença de um número maior e reclamaram a ausência dos demais parlamentares, visto que no encontro foram discutidos temas com intuito de fortalecer as reivindicações e solucionar de forma efetiva os problemas pelos quais os municípios vêm passando.

Ainda durante o evento foi assinado um ofício, por todos os prefeitos presentes, para se juntar aos dos demais estados do Brasil, que será enviado através da Confederação Nacional de Municípios (CNM) à Presidência da República, solicitando de maneira emergencial o Auxílio Financeiro aos Municípios e também pedindo apoio de todos os deputados federais e senadores do Piauí, para assim sensibilizar a presidência da república quanto às reclamações.