Terça-Feira, 22 de setembro de 2020 Nossa história

Jacobina do Piauí realiza capacitação sobre Plano Municipal de Saneamento Básico

Data de Publicação: 20/02/2020

Na manhã desta segunda-feira, 17, foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí uma capacitação sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico com foco no abastecimento de água/ esgotamento sanitário/ drenagem de águas pluviais/ limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O evento reuniu populares, vereadores e contou com a participação de técnico da Funasa para trabalhar o tema com os munícipes na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Jacobina do Piauí. A capacitação encerra nesta terça-feira, 18.

José Luís é o técnico de saneamento da Funasa responsável por conduzir os trabalhos de elaboração do plano em Jacobina do Piauí. Ele afirmou que o projeto é um marco histórico para o município e destacou que o plano é uma ferramenta que vai possibilitar o município de captar os devidos recursos para a melhoria do saneamento básico.

O técnico explicou que durante os dois dias de capacitação serão trabalhadas questões importantes como abastecimento eficaz e água de qualidade, manejo de resíduo sólidos, melhorias na coleta da limpeza urbana, drenagem urbana e esgotamento sanitário.

“Estamos iniciando o plano municipal de saneamento básico na qual o governo federal disponibilizou um recurso para o Estado do Piauí selecionar 100 planos municipal e Jacobina foi um dos planos selecionado, e os municípios tem que ter esse plano municipal, pois senão tiver não recebe mais nenhum tipo de verba para melhorar o saneamento do município”, relatou José Luís.

O secretário municipal de Meio Ambiente Gerson Miranda, o Nen, como é conhecido, marcou presença no evento e destacou o sentimento de felicidade por ver as coisas acontecendo no município de Jacobina do Piauí. Ele ressaltou ainda que o saneamento básico é uma das obras mais importante do Brasil, principalmente, para a saúde ambiental.

“A gente tem um gestor que busca investimentos e melhorias para o nosso povo. A gente fica gratificado porque os membros participaram 100%. Então a gente ver que não só o poder público está indo atrás, mas também o povo tem interesse, onde todo mundo está comprometido em fazer essa capacitação”, comentou o secretário.

Leia mais: https://www.cidadesemfoco.com/jacobina-do-piaui-realiza-capacitacao-sobre-plano-municipal-de-saneamento-basico/#ixzz6LclVIyHe