Domingo, 23 de fevereiro de 2020 Nossa história      

Notícias

Prefeitura de Jacobina promove VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada com sucesso com dois dias de programação voltada para a discussão e elaboração de propostas sobre o tema. O evento foi promovido pela Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

O evento teve como tema: ‘Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento as Violências’ e foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Dezenas de crianças, adolescentes, pais e sociedade civil participaram da programação que foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira, 09, e seguiu até à tarde de sábado, 10.

O objetivo da conferência foi de mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade em geral para a construção de propostas voltadas para a afirmação de principio de proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento das violências e considerando a diversidade.

O assistente social, Valdete Aquino, enfatizou que a conferência é um momento importante de debate e que foi uma conquista da sociedade civil, na participação junto aos governos, no sentido de elaborar, acompanhar, fiscalizar e opinar.

“Vamos nós empenharmos nesses dois dias de eventos para podermos elaborar boas propostas e essas propostas serão elaboradas relatórios, como também, serão inseridas no Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, disse.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho, frisou que a conferência é de suma importância, principalmente, por contar com a participação das crianças e adolescentes. “A gente como gestor é responsável pelo futuro de nossas crianças e adolescentes. Aqui é o melhor espaço para discutir sobre direitos e deveres. Desejo uma boa conferência a todos”, comentou.

A conferencista Erika Patrícia, afirmou que a conferência é um momento onde são discutidos com a sociedade civil os aparatos institucionais a cerca dos direitos de criança e adolescente.

“Essa temática foi criada a luz da Constituição Federal e do estatuto da Criança e do Adolescente, com objetivo de discutir sobre os direitos da criança e adolescente, eles como protagonista, para que eles possam discutir sobre a participação social […] Esse é um momento muito rico de participação dos atores envolvidos, principalmente, as crianças e adolescentes”, pontuou.

Delegados eleitos: Pedro Lucas, Larissa Fernandes, Paulo Henrique e Jacirene Carvalho.